Conselho Nacional de Educação

 

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O relatório é  um contributo para enfrentar os desafios da transição verde e promover práticas de sustentabilidade nas escolas, e nas salas de aula, assumindo o papel determinante da Educação para a capacitação dos cidadãos na construção de um futuro sustentável.

 

Com o relatório Aprendizagem para a sustentabilidade na Europa: Desenvolver competências e apoiar os professores e as escolas (Learning for sustainability in Europe: Building competences and supporting teachers and schools, a rede Eurydice aborda, em termos comparativos, as modalidades em que os sistemas educativos de 39 países europeus contemplam o tema da sustentabilidade e situa-se na esteira da Recomendação do Conselho da Europa sobre Learning for the green transition and sustainable development, de junho de 2022. Recentemente, os autores do relatório responderam a um conjunto de perguntas sobre o mesmo, clarificando aspetos emergentes da sua análise .  

 

O documento desenvolve-se em torno de três temas estruturantes, organizados em capítulos correspondentes:

Capítulo 1. Construindo competências para a sustentabilidade (Building competences for sustainability);

Capítulo 2. Professores e dirigentes escolares pela sustentabilidade (Teachers and school leaders for sustainability);

Capítulo 3. Iniciativas globais das escolas pela sustentabilidade, apoio às escolas e à monitorização (Whole-school approaches to sustainability, support for schools and monitoring).

 

Em primeiro lugar, o desenvolvimento de competências para a sustentabilidade nos estudantes é apontado como essencial incluindo, entre outras, a compreensão dos desafios ambientais, a promoção de comportamento responsável e a participação em modalidades de desenvolvimento sustentável.  Em segundo lugar, ao destacar a centralidade da intervenção dos professores no desenvolvimento destas competências, o relatório enfatiza a necessidade de prepará-los e apoiá-los adequadamente para cumprirem a sua missão, disponibilizando-lhes a formação e os recursos necessários. É necessário que os professores conheçam as competências que os alunos devem desenvolver e disponham quer da informação necessária quer dos modos de a transmitir e ensinar (ou seja, o que ensinar e como ensinar). Em terceiro lugar, para atingir os objetivos da sustentabilidade, é crucial o envolvimento dos líderes educativos e das escolas no seu todo, desenvolvendo projetos, mobilizando as comunidades educativas e monitorizando os resultados das dinâmicas desenvolvidas.

 

Assinalando que a generalidade dos países europeus já contempla as questões relacionadas com a transição verde e o desenvolvimento sustentável nos seus sistemas educativos, o relatório sublinha a necessidade de iniciativas mais consistentes para equipar os professores e as escolas com os instrumentos necessários para capacitar todos os estudantes para compreender e enfrentar os desafios da sustentabilidade.

 

Portugal está globalmente alinhado com as orientações europeias acerca do desenvolvimento das competências da sustentabilidade entre alunos, professores e as escolas. No entanto, a partir da leitura do relatório da Eurydice depreende-se que esse alinhamento deve ser continuado e reforçado, nomeadamente, ao nível da formação inicial e contínua dos professores.

No âmbito do sistema educativo português, valerá a pena lembrar algumas iniciativas relacionadas com a transição verde e a sustentabilidade que têm vindo a ser desenvolvidas:

- Publicação do Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, para a Educação Pré-escolar, Ensino Básico (1º, 2º e 3º ciclos) e Ensino Secundário, em 2018:

(ref_sustentabilidade.pdf (mec.pt; Documentação de referência | Direção-Geral da Educação (mec.pt;  

Learning for sustainability: towards a green future | European School Education Platform (europa.eu) ;

- Prémio Gandhi para a Cidadania (https://www.dge.mec.pt/noticias/premio-gandhi-de-educacao-para-cidadania);

- Projeto Desporto Escolar sobre Rodas (https://desportoescolar.dge.mec.pt/de-sobre-rodas );

-Projeto Eco-Escolas (https://ecoescolas.abaae.pt/sobre/quem-somos/; https://www.dge.mec.pt/projeto-eco-escolas) em implementação desde o ano letivo de 1996/1997).

 

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