Comissões Especializadas Permanentes

A constituição das comissões teve em conta seis domínios, profundamente relacionados, que se considera ser fundamental analisar, estudar e acompanhar tendo em vista o desenvolvimento, a modernização, a democratização e a melhoria da qualidade da educação no nosso país e, naturalmente, o acompanhamento das políticas públicas de educação. Ler mais
Objeto da Comissão
Coordenadora Jesus Maria Vaz Fernandes
Jesus Maria Vaz Fernandes

Jesus Maria Vaz Fernandes é Professora Catedrática da Universidade da Madeira, desde 2004.

Licenciada em Filologia Germânica pela Universidade de Lisboa, Mestre em Análise e Organização do Ensino pela Universidade do Minho, e Doutorada em Lettres et Sciences Humaines pela Université de Caen, França, defendeu as suas provas de Agregação em Currículo, na Universidade da Madeira.

Foi Diretora do Centro de Investigação em Educação (CIE-UMa), Vice-Reitora para os Assuntos Académicos, Presidente do Centro de Competência (atualmente Faculdade) de Ciências Sociais, Presidente do Departamento de Ciências da Educação, e Diretora do Doutoramento em Currículo e Inovação Pedagógica. Orientou 20 teses de doutoramento e 50 dissertações de mestrado finalizadas.

Foi Conselheira Regional de Educação e membro da Comissão de Avaliação do regime de Autonomia, Administração e Gestão na RAM.

Integrou o Administrative Council da Association for Teacher Education in Europe, bem como o Bureau da Société Européenne d’Ethnographie de l’Éducation.

Participou em Painéis de Avaliação da FCT, tal como da European Commission-Research Executive Agency, no âmbito do H2020 - Marie Sklodowska-Curie Actions. Foi também Avaliadora Externa dos cursos de Educação na Lituânia, a convite da Lithuanian Centre for Quality Assessment in Higher Education, e do B.Ed da University of Limerick, na Irlanda.

Com mais de cem publicações científicas, destacam-se O Professor como Pessoa, publicado pela ASA, traduzido para Il Professore come Persona, pela Pensa Multimedia, na Itália, e um capítulo sobre “Portugal”, em coautoria, nos compêndios The Education Systems of Europe, pela Springer, e Die Bildungssysteme Europas, pela Schneider Verlag Hohengehren.

É membro do Conselho Consultivo da SPCE.

É atualmente conselheira científica da AFIRSE Internacional (Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Éducation), em Paris, representante de Portugal na IAACS (International Association of Advanced Curriculum Studies), em Vancouver, e membro da RIAICES (Red Iberoamericana de investigación sobre la calidad de la Educación Superior).
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Jesus Maria Vaz Fernandes - Coordenadora

Ana Maria Baptista Lima
António Pinho

César Israel de Sousa Paulo

Cláudia André

Cristina Bastos

Hermínia Rodrigues

João Paulo Mineiro

Jorge Ascenção

Jorge Osvaldo Gonçalves

José António Ribeiro de Carvalho

José Luís Diogo Presa

José Manuel da Luz Cordeiro

Matilde Gouveia Rocha

Nuno Alberto Seruca Ferro

Rodrigo Queiróz e Melo

Luis Alberto Silva Ribeiro (Observ)

Assessoria técnico-científica: Aldina Lobo e Ricardo Oliveira

Objeto da Comissão
Coordenadora Flávia Vieira
Flávia Vieira
Flávia Vieira é Professora Catedrática do Instituto de Educação da Universidade do Minho e integra o Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão. É doutorada em Educação e tem exercido a sua atividade de docência e de investigação nas áreas da pedagogia (escolar e universitária), formação de professores e supervisão pedagógica. Tem coordenado, no Instituto de Educação, especialidades de mestrado e doutoramento nas áreas da Formação Inicial de Professores, Didática e Supervisão. Integra a Comissão Diretiva do Centro de Investigação em Educação, coordenando a linha de investigação Aprendizagem, Inovação e Desenvolvimento Educacional Sustentável. Os projetos em que tem estado envolvida centram-se na inovação e no desenvolvimento profissional docente, adotando uma visão de educação como processo de emancipação (inter)pessoal e transformação social. Nesses projetos, ganha particular destaque a articulação entre ensino e investigação para a compreensão e reconfiguração das práticas educativas. Integra o Centro IDEA-UMinho desde a sua criação em 2017, uma estrutura de apoio à docência coordenada pela Reitoria e que visa promover a Inovação e o Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem. Tem realizado atividades de consultoria e avaliação ao nível da formação contínua, da acreditação de cursos e da avaliação do desempenho docente. Integra o conselho editorial de revistas no país e no estrangeiro, e apresenta um vasto trabalho de publicação de livros, capítulos de livro e artigos em revistas indexadas.
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Flávia Vieira - Coordenadora

Ana Maria Baptista Lima
António Pinho

Fernando Filipe de Almeida
Filipa Pinto

Hermínia Rodrigues

João Couvaneiro

João Paulo Mineiro
João Muñoz de Oliveira
Joel Rodrigues

Laura Rodrigues

Luis Alberto Silva Ribeiro

Manuel Carvalho Gomes
Mário Silva

Matilde Gouveia Rocha

Nuno Alberto Seruca Ferro

Pedro Miguel C. C. Barreiros
Rodrigo Teixeira Lourenço
Wilson Carmo
César Israel de Sousa Paulo (Observ.)
Cristina Bastos (Observ.)

Assessoria técnico-científica: Aldina Lobo e Conceição Gonçalves

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António Neto Mendes - Coordenador
Ângela Maria Gomes Teles de Matos Cremon de Lemos

Cristina Faustino Agreira

Fernando  Magalhães Alves Cunha

Gil Manuel Alves Tavares

Jorge Ascenção

José António Ribeiro de Carvalho

José Luís Diogo Presa

José Manuel da Luz Cordeiro

Maria Calado

Nuno Manuel Vieira Nobre Biscaya

Pedro Longo

Rogério Bacalhau

Vérter Gomes

Luis Alberto Silva Ribeiro (Observ)

Assessoria técnico-científica: António Correia e Maria Plantier

Objeto da Comissão
Coordenadora Maria Assunção Flores
Maria Assunção Flores

Professora Associada com Agregação na Universidade do Minho. Doutorada em Educação na Universidade de Nottingham, Reino Unido e visiting scholar na Universidade de Cambridge e na Universidade de Glasgow. Licenciada em Ensino de Português-Francês, mestre em Educação e agregação em Ciências da Educação, na especialidade de Desenvolvimento Curricular, na Universidade do Minho. Tem lecionado em cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, com destaque para as áreas do currículo e da avaliação, da prática profissional, da formação de professores, da avaliação e desenvolvimento profissional, da metodologia de investigação em educação, entre outras. Atualmente é Diretora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e presidente do Special Interest Group “As vidas dos professores”, da American Educational Research Association. É ainda membro da direção da rede Teacher Education Policy in Europe (TEPE) e do International Forum for Teacher Educator Development (InFo-TED). É autora e coautora de mais de 250 publicações nas áreas da formação e desenvolvimento profissional de professores, profissionalismo docente e identidade profissional, currículo, avaliação e ensino superior. Membro de várias associações científicas internacionais. Diretora executiva da revista Teachers and Teaching Theory and Practice e codiretora da European Journal of Teacher Education. Coeditora da coleção Palgrave Studies in Leading and Learning in Teacher Education Key Issues in Teacher Education: Policy, Research and Practice. Presidente da International Study Association on Teachers and Teaching (2013-2019), tendo ainda presidido à direção do International Council on Education for Teaching (2011-2015) e ao Special Interest Group “A indução dos professores”, da American Educational Research Association (2020-2022). Coordenadora e membro fundador da Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa (Estreiadiálogos) (2016-2022). Coordenou vários projetos de investigação: “Os professores e o exercício da liderança”; “Avaliação no Ensino Superior: o potencial dos métodos alternativos” e “Investigando os efeitos das lideranças escolares nos resultados dos alunos”, financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Em 2019 recebeu o Prémio Investigação ICET (International Council on Education for Teaching), na África do Sul, como reconhecimento do contributo da sua investigação no âmbito da formação de professores no panorama internacional. Em 2021, foi reconhecida na terceira edição do livro “Mulheres na Ciência”, publicado pela agência nacional Ciência Viva, que destaca as mulheres mais influentes no panorama da Ciência em Portugal. Também em 2021, foi considerada uma das cientistas mais influentes do mundo (“World’s Top 2% Scientists 2021”) segundo um estudo da Elsevier e da Universidade de Stanford (EUA).

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Maria Assunção Flores - Coordenadora
Amélia Lopes
Ana Balcão Reis
Anabela Batista Cortez Sotaia

César Israel de Sousa Paulo

Cláudia André
Cristina Bastos

Fernando Filipe de Almeida

Francisco Miranda Rodrigues

Joana Batalha

M.ª Deolinda Marques Dias Martin

Margarida Gaspar de Matos
paula Queirós

Paulo Sucena

Pedro Miguel C. C. Barreiros

Rodrigo Queiróz e Melo

Rogério Bacalhau
Rui Caetano

Luis Alberto Silva Ribeiro (Observ.)
Matilde Rocha (Observ.)


Assessoria técnico-científica: Adelia Lopes e Ana Sérgio 

Objeto da Comissão
Coordenadora Patrícia Ávila
Patrícia Ávila

Doutorada em Sociologia, é Professora Associada com Agregação do Iscte, onde leciona desde 1993. Atualmente integra o Departamento de Métodos de Pesquisa Social, da Escola de Sociologia e Políticas Públicas, e é investigadora integrada do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte) e do Laboratório Associado Sociodigital Lab for Public Policies.

As suas principais áreas de investigação têm sido: educação e educação de adultos; competências, literacia e leitura; ciência e sociedade; e metodologias de investigação em ciências sociais. Tem coordenado e integrado equipas de vários projetos de investigação financiados por agências nacionais e internacionais, organismos privados e públicos, parte dos quais projetos orientados para a análise, implementação e avaliação de políticas públicas. É autora e coautora de perto de uma centena de publicações científicas incluindo livros, capítulos de livros e artigos em revistas indexadas. Tem uma vasta experiência docente, tendo coordenado e lecionado dezenas de unidades curriculares em licenciaturas, pós-graduações, mestrados e doutoramentos, nos domínios da sociologia e da análise de dados em ciências sociais.

Integrou, durante mais de 20 anos, a direção do CIES-Iscte, foi membro eleito do Conselho Científico do Iscte (entre 2017 e 2020), do qual foi Vice-Presidente (entre 2019 e 2020), membro eleito da Comissão Científica do Departamento de Métodos de Pesquisa Social (entre 2019 e 2022) e cocoordenadora do Grupo de Investigação "Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação" do CIES-Iscte (entre 2007 e 2019). Atualmente é Diretora do Programa de Doutoramento em Sociologia do Iscte (desde 2014), coordenadora do Grupo de Investigação "Educação e Ciência” do CIES-Iscte, membro eleito da Comissão Científica do CIES-Iscte, cocoordenadora da linha temática “Digital Transformation” do Sociodigital Lab for Public Policies, membro eleito do Conselho Geral do Iscte e membro do Conselho Superior de Estatística (como representante do CRUP), no âmbito do qual preside à Secção Permanente de Estatísticas Sociais.

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Patrícia Ávila - Coordenadora

Cristina Maria Coimbra Vieira

David António Rodrigues

Fernando Magalhães A. da Cunha
Filipa Pinto
Helena Maria Mamede Albuquerque

Jorge Osvaldo Gonçalves

José Manuel Tavares dos Reis

Luis Alberto Silva Ribeiro

M.ª Deolinda Marques Dias Martin

Manuel Porto
Rui Caetano

Vérter Gomes

Assessoria técnico-científica: António Dias e António Lopes

Objeto da Comissão
Coordenador António Firmino da Costa
António Firmino da Costa

Doutorado em Sociologia. Agregado em Sociologia. Professor catedrático emérito do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa. Investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte). Diretor da revista científica Sociologia, Problemas e Práticas. Atividade de docência e investigação científica realizada, principalmente, nas seguintes áreas de conhecimento: desigualdades sociais; literacia, educação e ensino superior; ciência e sociedade; culturas urbanas e identidades culturais; metodologia e epistemologia das ciências sociais; profissão e ética dos sociólogos. Coordenador ou participante em cerca de 70 projetos de investigação, autor ou coautor de mais de 200 publicações científicas, coordenador e docente de cerca de 50 unidades curriculares (de doutoramento, mestrado e licenciatura) e orientador de perto de 50 teses de doutoramento e 70 dissertações de mestrado. Membro fundador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) (1985), da Associação Portuguesa de Sociologia (APS) (1985), da revista Sociologia, Problemas e Práticas (1986) e do Observatório das Desigualdades (OD) (2008). Foi Presidente da Direção do CIES (2000-2006), Coordenador do Doutoramento e do Mestrado em Sociologia do Iscte (2003-2011), Coordenador do Grupo de Investigação “Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação” do CIES (2007-2019), Diretor do Observatório das Desigualdades (OD) (2008-2016), Vice-Reitor para a Investigação do Iscte (2010-2013), Presidente do Conselho de Deontologia da Associação Portuguesa de Sociologia (APS) (2012-2016), Co-coordenador da Cátedra Ibérica CTS+I (Cátedra Ibérica Ciência, Tecnologia, Sociedade e Inovação), promovida pela OEI (Organização de Estados Ibero-americanos) (2015-2018), membro da Comissão Permanente do Conselho Geral do Iscte (2017-2020), Vice-Presidente do Conselho Científico do Iscte (2019-2020), membro do Conselho de Ética da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) (2017-2021). Medalha de Mérito Científico (2019), atribuída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

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António Firmino da Costa - Coordenador
Ana Balcão Reis

Ana Maria Leal Faria

Ângela Maria Gomes Teles de Matos Cremon de Lemos

António Almeida-Dias

Carla Sá

Cristina Faustino Agreira

Francisco Miranda Rodrigues

João Couvaneiro
João Miguel Sanches Machado
Joel Rodrigues

Manuel Porto

Nuno Manuel Vieira Nobre Biscaya
Paulo Alberto da Silva Pereira

Paulo Jorge dos Santos Gonçalves Ferreira

Pedro Longo
Rodrigo Teixeira Lourenço

Rui Vieira de Castro

Wilson Carmo
Vitor Oliveira
Luis Alberto Silva Ribeiro (Observ.)
Matilde Rocha (Observ.)

Assessoria técnico-científica:António Dias e Conceição Gonçalves

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