O Encontro decorreu no Conselho Nacional de Educação, dia 17 de abril, e enquadrou-se na parceria estabelecida com o Escritório em Portugal da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura.
O evento Tecnologia, Professores e os desafios da qualidade e da equidade contou com a participação dos especialistas e investigadores nacionais e internacionais como Mary Burns, José António Moreira e José Lagarto.
![]() |
| Mary Burns e José António Moreira
Neste Encontro, Mary Burns destacou a importância de a utilização das tecnologias estar ao serviço das aprendizagens, salientando a necessidade de se apostar, por um lado, na formação dos professores e, por outro lado, de se privilegiarem as necessárias condições de equidade no acesso às tecnologias. A investigadora, salientou, ainda, que a tecnologia deve ser vista como uma ferramenta que pode ajudar os alunos, em especial os que têm dificuldades de aprendizagem.
| Fotografias OEI
José António Moreira abordou os desafios de uma educação e docência de qualidade, destacando a necessidade da criação de um ecossistema digital nas organizações escolares, que implique todos os agentes educativos, de forma colaborativa, nesta construção. Por seu turno, José Lagarto relembrou a relevância do desenvolvimento de uma maturidade tecnológica nas escolas, para que o desafio das tecnologias digitais obtenha o sucesso desejado.

| Fernanda Candeias | Fotografia OEI
Os participantes debateram, ainda, temas associados à equidade, à literacia digital, à pedagogia para a inovação curricular, entre outros, no âmbito do Encontro que decorreu no dia de 17 de abril, no Conselho Nacional de Educação.
| Fotografia OEI