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Desafios da Inteligência Artificial (IA) em contexto educativo, abordados num "workshop" no CNE

2025-12-18

Com propósito de construir respostas aos desafios múltiplos colocados pela Inteligência Artificial (IA), o CNE realizou no dia 12 de dezembro, um workshop com académicos, investigadores e dirigentes da administração pública da área da Educação. O CNE aposta numa abordagem estratégica a este tema visando caracterizar os seus principais desafios, identificando tanto as respostas possíveis, quanto o processo respeitante ao acompanhamento da sua implementação e respetiva avaliação. 


Domingos Fernandes, presidente do CNE, procedeu à abertura dos trabalhos com uma breve intervenção, onde saudou os participantes e enfatizou a importância do seu contributo. O debate desenvolveu-se em torno dos desafios relativos à infraestrutura digital requerida pela IA, por ser uma das condições de possibilidade para a efetiva inclusão e democratização; dos critérios para escolha para modelos de IA em contexto educativo, os quais têm de garantir padrões éticos relacionados com a privacidade dos utilizadores e promoção da autonomia e sentido crítico dos alunos; da reestruturação exigida na formação de docentes e de outros atores do sistema educativo; nas medidas curriculares orientadas para a literacia em IA; e, finalmente, na dimensão ética presente em todas estas dimensões.

Esta sessão de trabalho dá continuidade ao seminário “Educação Inteligente: a Escola na Era da IA”, realizada no dia 15 de outubro, onde se procedeu a uma reflexão detalhada sobre os desafios que a IA Generativa lança a todo o sistema educativo, nomeadamente no que respeita ao desafio existencial de salvaguardar o desenvolvimento das competências que nos fizeram evoluir, contrariando o risco de as deixar atrofiar por via do uso acrítico dos novos sistemas de IA.

Dada a diversidade dos desafios, a complexidade dos mesmos e o cenário de incerteza que rodeia todo o processo de utilização da IA no contexto educativo – nomeadamente a informalidade que tem caracterizado o processo e a rápida evolução das soluções tecnológicas - o CNE está empenhado em estabelecer pontes de diálogo e de reflexão entre a administração educativa e a academia no sentido de promover a capacidade de intervir informada e construtivamente no desenvolvimento das políticas públicas referentes à IA e às competências digitais na Educação.

Participaram neste Workshop os seguintes especialistas:
Adriana Cardoso – Escola Superior de Educação de Lisboa - Presidente do Departamento de Formação e Educação em currículo e didáticas
Ana Botinas – DGEstE Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares
António Branco – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa – Diretor-Geral da PORTULAN CLARIN
Francisca Leite - Diretora executiva do Hospital da Luz Learning Health
Fernando Alexandre – DGAE Direção-Geral da Administração Escolar
João Manuel Henriques – Inspeção-Geral da Educação e Ciência
João Couvaneiro – Conselheiro do CNE
José Júlio Alferes –Diretor do Departamento de Informática da Universidade Nova de Lisboa
Jesus Maria Fernandes – Conselheira do CNE
Jorge Sarmento Morais - Inspeção-Geral da Educação e Ciência
Lília Vicente - DGAE Direção-Geral da Administração Escolar
Luís Moniz Pereira – Professor Emérito da Universidade Nova de Lisboa
Manuela Aparício – Pró-reitora da Universidade Nova para a Inovação Pedagógica
Mendo Castro Henriques – Universidade Católica Portuguesa
Miguel Esperança DGEEC – Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência
Nuno Neto Rodrigues – Diretor-Geral da DGEEC – Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência
Pedro Lima – IST – Presidente do Instituto de Sistemas e Robótica do Instituto Superior Técnico
Rebeca Sá Couto – DGE – Subdiretora da Direção-Geral de Educação
A condução dos trabalhos contou com a colaboração de Vítor Santos, Professor da Universidade Nova de Lisboa (Nova IMS), e a coordenação da assessoria técnico científica do CNE.
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