Notícias

Investigadores em IA participam num seminário do CNE

2025-10-24

No passado dia 15 de outubro, o CNE realizou o seminário Educação Inteligente, a Escola na Era da IA, no auditório da Escola Secundária Dom Dinis  com a participação de reputados investigadores na área da IA, com ligação ao ensino. Alunos do Curso Técnico de Multimédia realizarm a cobertura fotográfia do evento que pode visualizar no vídeo que se segue.



A primeira conferência foi da responsabilidade de António Branco, Professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que abordou temas associados à soberania digital, tendo apontado os riscos associados à excessiva dependência das multinacionais conhecidas como Big Tech. De entre esses riscos destacou os que se relacionam com a privacidade dos utilizadores e com a segurança dos dados. No contexto educativo salientou a necessidade de uma infraestrutura digital segura, operando aplicações de IA servidas por algoritmos de código aberto e com a garantia de não rastrearem dados dos utilizadores.

Assista aqui à conferência:                                                                                       


A segunda conferência foi proferida por José Júlio Alferes, Diretor do Departamento de Informática da Universidade Nova de Lisboa. Abordou temas associados à emergência da IA generativa e as ameaças que a mesma representa, nomeadamente ao momento construtivo das competências de interpretação e explanação de conhecimento. Salientou, por outro lado, as virtualidades das novas tecnologias, quando integradas num projeto com a devida curadoria humana.

Assista à conferência aqui:


Luís Moniz Pereira, Professor Emérito da Universidade Nova de Lisboa sinalizou possibilidades e limites da atual IA, apontando os desafios essenciais do momento, que passam por evitar que a inteligência meramente algorítmica se torne dominante. Como forma de minimizar esse risco, apontou a necessidade de se valorizarem competências associadas ao raciocínio hipotético e contrafactual, bem como a autoanálise, enquanto aspetos incontornáveis para o desenvolvimento de pensamento crítico.

Assista à conferencia aqui:



Seguiu-se um debate onde participaram Dina Paulino, Diretora do Agrupamento de Escolas de Alvalade; Joaquim Melro, Diretor do Centro de Formação António Sérgio e Ricardo Cruz, docente do terceiro ciclo e ensino secundário com significativa experiência no uso de ferramentas de IA em contexto educativo. O painel foi a ocasião para se identificarem usos criativos da IA, com relevância pedagógica; necessidades sentidas pelas escolas, nomeadamente ao nível da qualidade da infraestrutura digital e desafios na área da formação docete.

Assista aqui ao debate:



O momento cultural do evento foi assegurado pelo Ensemble Verney, através de Bernardo Simões, que interpretou uma sonata de Beethoven. Veja AQUI
Assista à sessão de Abertura do Seminário,  AQUI e à sessão de Encerramento AQUI

Seminario_IA_momento_cultural.jpg    
Momento Cultural

Seminario_IA_abertura_copy.jpg
Sessão de abertura

Seminario_IA_Painel.jpg
Painel/Debate

Encerramento_IA.jpg 
Sessão de encerramento
Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para oferecer suporte e melhorar a experiência do utilizador. Mais informações na nossa Política de Privacidade. Por favor, aceite ou recuse usando os botões ao lado.