Notícias

Como tornar as carreiras académicas mais atrativas e sustentáveis?

2025-12-16
O relatório “Academic staff in Europe — 2025", da Eurydice, apresenta o o estado atual das carreias académicas na Europa e sugere medidas aos sistemas educativos para as tornarem mais atrativas.

As medidas permitem melhorar as carreiras académicas na Europa, apresentadas no relatório Academic staff in Europe — 2025, inserem-se no contexto das instituições de ensino superior (IES) como entidades empregadoras. Segundo o relatório questões relacionadas com o recrutamento, o contrato de trabalho, a remuneração, a igualdade de género, o desenvolvimento profissional e a mobilidade, são a base para as medidas que a maioria dos países na Europa, segundo o relatório, deve implementar para melhorar a atratividade das carreiras académicas (ensino e investigação) no ensino superior.

Entre as medidas apontadas, a que teve maior incidência nos últimos cinco anos refere-se ao recrutamento, com 22 sistemas educativos entre os 38 analisados, a revelarem mudanças nos procedimentos e na seleção de pessoal que passou a dar oportunidades à seleção de pessoal em inglês ou noutra língua amplamente falada. Os contratos de trabalho, é outro dos domínios apontados, objeto de mudança em 20 sistemas educativos e, cujas medidas visam sobretudo melhorar as condições de trabalho em vários aspetos dos quais se destaca a remuneração, com 16 países europeus a registarem um aumento de financiamento destinado ao pessoal académico.

As recomendações aos sistemas educativos, alusivas ao reconhecimento de todas as funções desempenhadas pelo pessoal académico (incluindo ensino, investigação, empreendedorismo e cooperação transnacional), à promoção da paridade entre o ensino e a investigação na avaliação e à mobilidade transnacional nos percursos das carreiras académicas, são apresentadas no relatório como ações chave para melhoria das condições de trabalho do pessoal académico.
Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para oferecer suporte e melhorar a experiência do utilizador. Mais informações na nossa Política de Privacidade. Por favor, aceite ou recuse usando os botões ao lado.