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Políticas educativas na Europa de combate ao insucesso escolar e de Educação para o empreendedorismo

2025-12-09
As medidas de política educativa adotadas pelos sistemas educativos na Europa, desde 2020, sugerem um combate ao insucesso alinhado com o sistema educativo, na aquisição de competências básicas de literacia, de matemática e das ciências. Tendo como princípio uma visão holística, as medidas propostas foram a introdução de avaliação diagnóstica e tutoria em pequenos grupos, a sugestão de reformas curriculares, o alinhamento da formação de professores com os recursos pedagógicos e o apoio na sala de aula, a ênfase na diferenciação do ensino e, por fim, o envolvimento parental, todas com o propósito de garantir um ensino básico mais inclusivo e eficaz.

A panorâmica da Educação para o empreendedorismo (EE) na Europa apresentada no relatório Eurydice,  "Educação empreendedora nas escolas da Europa - 2025" , analisa 38 sistemas educativos e reflete o esforço generalizado para integração curricular da educação para o empreendedorismo.
Cerca de três quartos dos sistemas abordam a EE de forma transversal, integrando-a em várias disciplinas ou em atividades escolares, nos diferentes níveis de ensino.

No ensino secundário, a EE é frequentemente lecionada através de disciplinas especializadas, por vezes com o título “empreendedorismo", orientadas para o mundo dos negócios. A "Literacia financeira e económica" é a competência mais presente nos currículos, porém a sua referência nos quadros gerais de formação de professores é muito rara. Este relatório refere ainda qua a abordagem mais frequente de EE surge em atividades extracurriculares, não obrigatórias, seja qual for o nível de ensino.
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