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CNE reforça proximidade com agentes educativos

2025-09-12

No passado dia 4 de setembro, Assunção Flores, professora da Universidade do Minho, conselheira do Conselho Nacional de Educação (CNE) e coordenadora da 4.ª Comissão Especializada Permanente (CEP), Professores e Outros Profissionais de Educação, dinamizou a Ação de Curta Duração (ACD) “Desafios do professor mentor: a indução como pilar da profissionalidade docente”, promovida pelo Almadaforma - Centro de Formação. A sessão teve lugar no Auditório da Escola Básica e Secundária do Monte da Caparica.

Para além de sublinhar a importância da mentoria no percurso profissional dos novos docentes, reconhecendo-a como um pilar essencial para a construção e para o desenvolvimento de uma profissionalidade mais robusta e sustentável, esta ACD teve três objetivos principais: a) promover espaços de reflexão, partilha e construção do conhecimento profissional, fomentando a dimensão coletiva da profissão; b) promover a integração profissional dos novos docentes; e c) fomentar a colaboração e a cultura de aprendizagem contínua nas escolas.

A temática tem vindo a ser objeto de estudo no âmbito das atividades e dos trabalhos desenvolvidos na referida 4.ª CEP, com particular destaque para a realização de um seminário sobre indução profissional realizado no dia 27 de junho nas Caldas da Rainha, através de uma parceria em que o CNE envolveu a Câmara Municipal e o Centro de Formação de Associação de Escolas Centro-Oeste.

Enquanto formadora desta ACD, Assunção Flores assinalou a política de proximidade que o CNE tem vindo a desenvolver junto dos agentes educativos, nomeadamente através da participação do Presidente e de outros conselheiros em encontros, fóruns, palestras e ações promovidas pelas escolas, pelos centros de formação, pelas autarquias e outras entidades, no sentido de contribuir para melhorar a qualidade do acompanhamento das políticas educativas e consolidar o espaço público de educação.
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