Hermínia Pereira Coelho Rodrigues

Licenciada em Física e Química (Ensino de) (2003), pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e mestre em Educação e Formação – Especialidade de Inovação e Promoção do Sucesso Educativo (2019), pela Universidade dos Açores.
É professora desde 2002/2003 e exerce funções de Presidente do Conselho Executivo da Escola Básica Integrada de Água de Pau, desde maio de 2019. É membro do Conselho Coordenador do Sistema Educativo da RAA e do Conselho Local de Educação da Lagoa. Foi Vice-Presidente da Comissão Executiva Provisória da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira, em 2008/2009, tendo já presidido outros cargos de liderança escolar.
Participou em vários seminários e conferências como oradora convidada e tem artigos publicados na área da liderança de escolas – área sobre a qual tem dedicado especial atenção.
Coordenou vários projetos a nível de escola, entre os quais se destacam o Projeto Eco-Escolas, o Parlamento dos Jovens e o Projeto EUROSCOLA.
Jesus Maria Vaz Fernandes

Jesus Maria Vaz Fernandes é Professora Catedrática da Universidade da Madeira, desde 2004.
Licenciada em Filologia Germânica pela Universidade de Lisboa, Mestre em Análise e Organização do Ensino pela Universidade do Minho, e Doutorada em Lettres et Sciences Humaines pela Université de Caen, França, defendeu as suas provas de Agregação em Currículo, na Universidade da Madeira.
Foi Diretora do Centro de Investigação em Educação (CIE-UMa), Vice-Reitora para os Assuntos Académicos, Presidente do Centro de Competência (atualmente Faculdade) de Ciências Sociais, Presidente do Departamento de Ciências da Educação, e Diretora do Doutoramento em Currículo e Inovação Pedagógica. Orientou 20 teses de doutoramento e 50 dissertações de mestrado finalizadas.
Foi Conselheira Regional de Educação e membro da Comissão de Avaliação do regime de Autonomia, Administração e Gestão na RAM.
Integrou o Administrative Council da Association for Teacher Education in Europe, bem como o Bureau da Société Européenne d’Ethnographie de l’Éducation.
Participou em Painéis de Avaliação da FCT, tal como da European Commission-Research Executive Agency, no âmbito do H2020 - Marie Sklodowska-Curie Actions. Foi também Avaliadora Externa dos cursos de Educação na Lituânia, a convite da Lithuanian Centre for Quality Assessment in Higher Education, e do B.Ed da University of Limerick, na Irlanda.
Com mais de cem publicações científicas, destacam-se O Professor como Pessoa, publicado pela ASA, traduzido para Il Professore come Persona, pela Pensa Multimedia, na Itália, e um capítulo sobre “Portugal”, em coautoria, nos compêndios The Education Systems of Europe, pela Springer, e Die Bildungssysteme Europas, pela Schneider Verlag Hohengehren.
É membro do Conselho Consultivo da SPCE.
É atualmente conselheira científica da AFIRSE Internacional (Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Éducation), em Paris, representante de Portugal na IAACS (International Association of Advanced Curriculum Studies), em Vancouver, e membro da RIAICES (Red Iberoamericana de investigación sobre la calidad de la Educación Superior).Joana Maria Rodrigues Batalha Marchão

09/07/2021
É investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa e colabora como Professora Auxiliar no Departamento de Linguística da NOVA FCSH.
As suas principais áreas de investigação são desenvolvimento da linguagem (sintaxe) e linguística educacional. Participa atualmente no projeto individual financiado pela FCT Language and literacy at school: the contribution of metasyntactic abilities to reading comprehension development, no PIPALE – Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita e no projeto Erasmus+ Read4Succeed - Melhorar as competências de leitura de crianças migrantes, refugiadas e provenientes de bairros desfavorecidos através da Leitura Assistida por Animais.
É licenciada em Línguas e Literaturas, Estudos Portugueses e Ingleses, e completou o Ramo de Formação Educacional na mesma área pela Universidade NOVA de Lisboa. Completou o curso de formação avançada em Neurociências e Educação pela Universidade Católica. Doutorou-se em 2018 em Linguística, na especialidade de Linguística e Ensino de Língua, pela Universidade NOVA de Lisboa, com uma tese sobre relações entre conhecimento explícito da língua e leitura.
Desempenhou funções técnico-pedagógicas na Direção de Serviços de Desenvolvimento Curricular da Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação, tendo acompanhado projetos na área do ensino do Português como o PNEP-Programa Nacional de Ensino do Português (1.º ciclo) e a revisão da Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário. Participou como professora de ensino básico e secundário no projeto de ensino a distância do Ministério da Educação, Escola Móvel. Colaborou também com a Direção de Serviços de Língua e Cultura do Camões, IP., fazendo parte da equipa de autores do Referencial Português Língua Estrangeira.
É membro da Associação Portuguesa de Linguística, associação que representa desde 2020 no Conselho Científico do Instituto de Avaliação Educacional e, desde 2021, no Conselho Nacional de Educação.
João Carlos Muñoz de Oliveira

06/23 – Board Education Member, Apple Education, Consultor da iStrategy
09/24 – 2008-2016 - Membro do Conselho Nacional de Educação (CNE)
2012 – Membro da Academia de Marinha
2006 – Vice-presidente, Confederação Nacional da Educação e Formacão (CNEF)
1994-2023 - Administrador, Colégio de S. João de Brito (Companhia de Jesus
2007 - Vive- Ecónomo da Provincial Portuguesa da Companhia de Jesus
2006-2023 - Vice-presidente, Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP)
2003-2016 - Vice-Presidente da Direção, Fórum para a Liberdade de Educação
2009-2015 - Membro fundador e da Comissão Instaladora, Colégio Pedro Arrupe
2006/2017 - Docente convidado, Mestrado de Administração e Gestão Escolar, Universidade Católica Portuguesa
1996-2008 - Membro da Direção, Centro de Estudos dos Povos e Cultura de Expressão Portuguesa - Universidade Católica Portuguesa (CEPCEP)
1993-1994 - Image Manager, Nissan, Entreposto Comercial
1990-1993 - Regional Manager da Peninsula Ibérica, Porsche Ibérica
1988-1990 - Adjunto da Direção Comercial e Marketing, Honda Automóvel de Portugal
1987 - Assistente RFM, Rádio Renascença
EDUCAÇÃO
PhD em Administração e Gestão Escolar – Instituto de Educação, Universidade Católica Portuguesa (não terminado)
Mestrado em Administração e Gestão Escolar – Instituto de Educação da Universidade Católica Portuguesa
Licenciatura em Economia – Universidade Lusófuna (não terminada)
Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos - ISG/UL
ENSINO PÓS-GRADUADO
Programa Avançado em Estudos do Mar - Instituto de Estudos Políticos, Universidade Católica Portuguesa. Tendo ganho o Prémio Bartolomeu Dias em Estudos do Mar.
Pós-Graduação em Gestão - Universidade Católica Portuguesa – PAGE 8ª Edição
Curso de Especialização em Liderança e Dimensões Educativas das Escolas, Universidade de Salamanca
VOLUNTARIADO
2023 – Voluntário de Cuidados Paliativos, Hospital da Luz
2014 – Assistente de Direção e responsável de patrocínios, Academia do Johnson
2012 – 2014 Coordenador do grupo “Mar Pedagógico”, Fórum Empresarial da Economia do Mar
1990-1994 Diretor de Campo de férias e monitor de atividades, Campinácios
1982-1992 Membro fundador, diretor de Campo de férias e monitor de atividades, CAMTIL
OUTROS INTERESSES
Artigos: Autor de vários artigos no jornal Observador, Revista do Mar, Revista do CEPCEP (UCP) e Revista Brotéria
Orientador da Escolas de Quadros do CDS - PP
Desporto: Pratiquei Vela, Golf, Voleibol, Hipismo, Bilhar.
João Luís Serrenho Frazão Couvaneiro

Tem doutoramento com uma tese sobre História do Ensino Superior, Mestrado em História Contemporânea, licenciatura em História e formação para o ensino da história, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
É autor de capítulos de livros e artigos publicados em revistas nacionais e estrangeiras.
Lecciona no ensino superior desde 1996, sobretudo em cursos de formação de professores e educadores. Foi Professor Coordenador e Diretor da Escola Superior de Educação Jean Piaget. Nessa instituição, em momentos diferentes, dirigiu o Conselho Técnico-Científico, Conselho Pedagógico e Conselho Consultivo da Direção. Colaborou com a Universidade Aberta e com a UniPiaget (Angola). Foi professor no Mestrado de Formação de Professores de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde integrou a Comissão Científica. É professor do Instituto Universitário Egas Moniz, onde assume responsabilidades nas áreas da Inovação Pedagógica e do e-Learning. Foi ainda professor do ensino básico e secundário.
Tem sido consultor em numerosos estabelecimentos de ensino, nas áreas da inovação educacional, pedagogias ativas e integração das tecnologias nos processos de aprendizagem. Com o apoio do Institute of Art, Design and Technology (Irlanda), desenvolveu em Moçambique o projeto School in a Box, que pretende contribuir para a transformação das práticas pedagógicas e info-inclusão de escolas em contextos remotos. Pelo seu trabalho no domínio da inovação educacional, em 2015, foi reconhecido como Apple Distinguished Educator e em 2017 foi um dos finalistas nomeados para a edição mundial do Global Teacher Prize.
Desempenhou funções de assessoria especializada na área da educação e formação de jovens e adultos, no Gabinete do Secretário de Estado da Educação. Foi vogal do Conselho Diretivo da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional. Foi vice-presidente e vereador da Câmara Municipal de Almada, onde assumiu responsabilidades, entre outros, no pelouro da educação.
João Miguel Sanches Machado

É licenciado e mestrando em Ciência Política pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP), e trabalha como Gestor de Projetos Internacionais.
É tesoureiro do Conselho Nacional de Juventude, sendo que é responsável pelas áreas da Educação e Desporto. Exerceu diversas funções no associativismo estudantil, tais como Presidente da Federação Académica de Lisboa em 2022, Presidente da Associação de Estudantes do ISCSP, entre 2019 e 2021, entre outras. Foi entre 2022 e 2024 Vice-Presidente do Conselho de Escola do ISCSP e entre 2020 e 2022 Vice-Presidente do Conselho Pedagógico da mesma Instituição. Participou em diversas conferências e painéis subordinados às diferentes áreas do Ensino Superior como orador.
João Paulo Ramos Duarte Mineiro

mandatos:
23/02/2022 -
Diploma de Estudos Avançados no âmbito do Programa de Doutoramento da Universidade de Salamanca em Educação de Pessoas Adultas.
Master of Education in Supervision, pela University of Nottingham.
Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia, Universidade de Évora.
Curso de Formação Especializada - Curso de Valorização Técnica Orientada para a Administração Escolar pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade Técnica de Lisboa.
Curso de Valorização Técnica Orientada para a Administração Escolar pelo INA.
Formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua no domínio da Avaliação, Supervisão Pedagógica, Relação Pedagógica e Educação para a Cidadania.
Exercício de funções de Administração e Gestão na qualidade de Diretor, enquanto órgão unipessoal e de Presidente, enquanto órgão colegial desde 1994 na Escola Secundária Quinta das Palmeiras-Covilhã.
Membro do Conselho das Escolas.
Representante da Educação no Núcleo Executivo do CLAS – Covilhã (2006-2022).
Membro do Conselho Consultivo Externo da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI.
Membro do Conselho da Biblioteca da UBI - Universidade da Beira Interior.
Prémio de Mérito Liderança – 2008 - Ministério da Educação.
Prémio de Escola – Louvor Individual Ministério da Educação- 2013.
Vice-Presidente do Conselho das Escolas (2008-2010).
Membro do Conselho das Escolas (2014-2018).
Representante da Educação no Núcleo Executivo do RSI – Covilhã (2006-2010).
Representante da Educação no Núcleo Local de Inserção - Covilhã (2011-2013).
Membro da “ANEIS - Delegação da Covilhã” (Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação).
Coautor das publicações: “Escolas de Futuro-130 Boas Práticas de Escolas Portuguesas” Para diretores, professores e pais- Porto Editora (2009) e “Manual para Jovens Empreendedores- comportamentos e competências” (2014).
Participação em várias reuniões da OCDE no âmbito da Educação.
Participação no Internacional Visitor Leadership Program on ”U.S.Education System”-(2010)
Publicação de artigos no âmbito da Educação em revistas Pedagógico - Científicas.
Membro de diversos grupos de trabalho constituídos pelo Ministério da Educação (Serviços Centrais e Regionais).
Joel André Azoia Rodrigues

17/01/2022
Estudante de Licenciatura em Engenharia Informática na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, é atualmente presidente da Direção da Associação de Estudantes da mesma Escola e Presidente da Mesa de Assembleia Geral da Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico (FNAEESP).
Durante o seu percurso académico tem representado os estudantes nos mais diversos órgãos do Politécnico de Leiria e da sua escola, como exemplo: o Conselho Geral, Conselho de Ação Social, ou Conselho Pedagógico, enquanto concilia com a sua atividade profissional.
Preocupado com os assuntos da atualidade, e com finalidade de formar a sua opinião pessoal, consome avidamente jornais, artigos de opinião e noticias nos mais variados meios de comunicação. Idealiza a mudança do Mundo para melhor através da força irreverente da juventude, alicerçados nos valores do associativismo, em particular do estudantil.
Jorge Manuel de Castro Ferreira de Ascenção

Resumo da Experiência profissional (últimos 5 anos)
Resumo de formação complementar
2005/2007
Membro da Direção do Centro Social de Soutelo, instituição particular de solidariedade social (IPSS)
2003/2004 e 1995/1998
Membro do Conselho Geral do IPP - Instituto Politécnico do Porto
1978
Fundador e líder do grupo de jovens “Sol Nascente”, na paróquia de Fânzeres. Grupo que se dedicou a actividades lúdicas e recreativas como o teatro, música, imprensa escrita local, espectáculos, debates, montanhismo, solidariedade e visitas a doentes.
Jorge Osvaldo Dias Santos Gonçalves

Professor do Ensino Básico e Secundário. Colaborador do Centro de Investigação em Educação do ISPA - Instituto Universitário.
Licenciado em Ensino da Física e da Química - variante de Química, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Pós-graduado em Psicologia Educacional e Doutorado em Psicologia, pelo ISPA- Instituto Universitário. Pós-doutoramento em Educação – Didática das Ciências, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Foi colaborador da Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e da Educação do ISPA. Tem vários trabalhos publicados em congressos e revistas científicas, com predomínio na área da metacognição e ensino das ciências (Ciência ID:D312-3064-9CEE).
Foi Dirigente da Associação “Os Pioneiros de Portugal”. Foi dirigente da Associação dos Estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, membro das Comissões Pedagógicas do Departamento de Química e do Departamento de Educação, membro da Assembleia de Representantes e do Conselho Pedagógico da FCUL.
Foi eleito na Assembleia de Freguesia de Amora. Exerceu as funções de Adjunto do Presidente da Câmara Municipal do Seixal. Foi eleito na Assembleia Municipal do Seixal. Foi vereador e vice-presidente da Câmara Municipal do Seixal. Foi membro do Conselho Fiscal e do Conselho Diretivo da Associação de Municípios da Região de Setúbal.
Foi membro do Conselho Geral do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa e do Conselho Nacional da Federação Nacional dos Professores.
Membro da Comissão Sindical.
É atualmente professor e Presidente do Conselho Geral no Agrupamento de Escolas Nun'Álvares.
José António Ribeiro de Carvalho

Habilitações Académicas/Formação
Licenciatura em Ciências Históricas, Ramo Educacional (2004)
Mestrado em História Contemporânea, com a dissertação: «Jesuítas nas Vésperas da I República: o Novo Mensageiro do Coração de Jesus (1881-1910) e a sociedade Portuguesa», trabalho vencedor do Prémio de História Contemporânea Professor Victor de Sá (2007)
Pós-graduado em Educação Especial, domínios cognitivo e motor
Situação profissional
Estágio Pedagógico na Escola Napoleão Sousa Marques (Trofa)
Professor contratado até ao ano lectivo de 2016-17, tendo passado pelo ensino público e cooperativo/profissional, na Região Autónoma dos Açores e em Portugal continental
Coordenador dos Directores de Turma
Coordenador de Departamento
Membro do Conselho Pedagógico
Professor do Quadro de Escola desde 2017-18
Outras situações
Professor e Investigador de História associado do Centro de Investigação Professor Joaquim Veríssimo Serrão (Santarém)
Vencedor do Prémio da Fundação Engenheiro António de Almeida (2004)
Vencedor do Prémio de História Contemporânea Professor Victor de Sá (2007)
Autor de vários livros sobre História Contemporânea, destacando-se:
«Pio XII o Papa Amigo do Portugal de Salazar» (LeYa, 2022), «Bento XVI e(m) Portugal» (Farol, 2021); «Sidónio Paes Herói e Mártir da República» (Fronteira do Caos, 2017); «Fátima 1917-2017» (Scribe, 2017); «João Paulo II em Portugal» (Lucerna, 2014); «Salazar e Paulo VI» (Zebra, 2013);
José Luís Diogo de Azevedo Presa

ACTIVIDADE SINDICAL
Membro do Conselho Nacional da Qualidade (1998-2003)
PUBLICAÇÕES
José Manuel da Luz Cordeiro

17/09/2018
Data de Nascimento: 24-11-1961
Naturalidade: Salvador - Penamacor
Habilitações Académicas:
- Doutorando em Filosofia Moral e Política, FCSH-UNL
- Mestre em História Cultural e Política, (1990), FCSH-UNL
- Licenciado em Filosofia (Variante História das Ideias) FCSH-UNL
Atividade Profissional: Exerceu funções como:
- Gestor de Programas na OIT-Organização Internacional do Trabalho-Lisboa;
- Assessor/Técnico Especialista do Secretário de Estado do Emprego nos XIXº e XXº Governos Constitucionais;
- Investigador do Seminário Livre de História das Ideias.
- Docente Convidado de Filosofia da Ciência, no Instituto Superior de Informática de Gestão;
- Docente do Grupo de Filosofia na E.S. Eça de Queiroz/Lisboa;
Atividade Social e Política e Sindical :
- Conferência Internacional do Trabalho da OIT/ONU-Genebra;
- Comité da Livre Circulação de Trabalhadores/UE;
- Conselho de Administração do Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP);
- Comité Europeu de Segurança e Saúde no Trabalho/UE;
- Conselho para as Migrações/ACM;
- CICDR-Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial;
- CNE-Conselho Nacional da Educação;
- Conselho de Administração do IEFP;
- Conselho Geral do INATEL;
- Centro de Relações Laborais,
- Comissão Permanente da Concertação Social;
Funções sindicais atuais:
- Secretário-Geral Adjunto da UGT-União Geral de Trabalhadores;
Bibliografia:
-"Filosofia e Política da Educação em João Crisóstomo do Couto e Melo (1778-1838)", Lisboa 2002 (ed.policopiada)
- “Da constante rectificação mental : III Série da Nação Portuguesa (1924-1926)”, Promontoria-, 2011
- “Integralismo Lusitano: Filosofia e Política de acção também regional e local.”, Promontoria-, 2009/2010
- “Nação Portuguesa 1914-1916 – Que Integralismo Lusitano?” Revista Cultura-Revista de História e Teoria das Ideias, vol. 26/2009, II Série.
- "Integralismo, Nacionalismo ou Integrismo Lusitano?", in Revista Portuguesa de Ciência Política, Observatório Político, 2011
- “O Movimento sindical e a complexidade do fenómeno Migratório”- 2008, Observatório da Imigração, nº 2, 2008
José Manuel Tavares dos Reis

Habilitações académicas:
2005: Pós-graduação em Criminologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia.
1999: Licenciatura em Direito pela Universidade Lusófona.
Experiência profissional:
Março de 2020 à data – Vogal do Conselho Diretivo do Alto Comissariado para as Migrações
Agosto de 2017 a fevereiro de 2020: Diretor do Centro Educativo da Bela Vista - Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.
Fevereiro de 2010 a agosto de 2017: Coordenador do Centro Educativo Navarro de Paiva - Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.
Janeiro de 2009 a fevereiro de 2010: Técnico superior de Reinserção Profissional - Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.
Junho de 2007 a janeiro de 2009 - Supervisor de Unidade do Centro Educativo de Reinserção Social.
Março de 2000 a junho de 2007 - Técnico profissional de Reinserção Social do Centro Educativo Navarro de Paiva - Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.
Outubro de 1999 a março de 2000 - Auxiliar técnico de educação da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.
Experiência associativa/federativa:
Presidente da Associação Luso Cabo-Verdiana de Sintra.
Vice-presidente da Federação Portuguesa de Kickboxing e Muay-Thai.
Participações relevantes:
Membro Conselheiro no Conselho para as Migrações.
Membro Conselheiro na Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial.
Treinador da equipa técnica da Seleção Nacional de Kickboxing.
Laura Rodrigues

Tem 63 anos, é natural de Torres Vedras e reside em Santa Cruz.
Mestre em Proteção Integrada e licenciada em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia, dedicou 26 anos da sua vida profissional ao ensino, para o que se qualificou, nomeadamente, em Ciências da Educação e em Administração Escolar. Lecionou em escolas públicas, no Externato de Penafirme e na Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal.
Exerceu o cargo de Diretora Pedagógica da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal durante cerca de 13 anos.
Foi membro da Assembleia Municipal pelo Partido Socialista no mandato 2005-2009.
Integra o Executivo Municipal desde 2009, inicialmente com os pelouros de Educação e Atividade Física. Em outubro de 2017 assumiu, também, a área Financeira e a de Contratação Pública. Em dezembro de 2015 passou a assumir a vice-presidência da Câmara Municipal de Torres Vedras e a ser vogal do Conselho de Administração dos SMAS.
Luís Alberto Ribeiro

02/07/2021
Luís Alberto Ribeiro, 58 anos, é licenciado em educação pré-escolar, possuindo duas pós-graduações em Administração Escolar.
Entre 1988 e 1996, na Direcção Regional de Educação do Alentejo, entre outros projectos, coordenou a Equipa de Expansão da Rede de Educação Pré-Escolar, foi representante na Comissão Nacional de Acompanhamento e Expansão da Oferta de Educação Pré-Escolar no Ministério da Educação, integrou a equipa que acompanhou as experiências pedagógica de construção de territórios educativos, bem como a equipa que acompanhou o novo modelo de gestão (Decreto-Lei nº 172/91), que deram origem aos atuais agrupamentos de escolas.
Entre 2002 e 2012 foi Diretor do Agrupamento Vertical de Portel, o único grupo no Alentejo a integrar a experiência piloto de avaliação externa de escolas e a celebrar um Contrato de Autonomia.
Em 2009, por nomeação da Ministra da Educação, integrou o Conselho Científico de Avaliação de Professores (CCAP), onde permaneceu até à sua extinção.
Entre 1997 e 2007 integrou a Assembleia de Freguesia do Bacelo (Évora), órgão do qual foi presidente.
É, desde 1990, membro da Comissão Diretiva do Sindicato Democrático dos Professores do Sul e, desde 1999, Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Centro Social de Idosos de Oriola (IPSS).
É sócio fundador do Fórum Português de Administração Educacional.
Tem artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e tem apresentado comunicações a convite de entidades nacionais e internacionais.
É, desde 2016, presidente da Associação de Profissionais de Educação de Infância, diretor da publicação quadrimestral “Cadernos de Educação de Infância”, membro do conselho editorial da revista “Children in Europe Today”, integrando, ainda, vários projetos nacionais e internacionais no âmbito da educação de infância.
Desde 2021, em representação da APEI, passou a integrar o Conselho Nacional de Educação.
Manuel António Carvalho Gomes

29/04/2019
Doutorado em Ensino da Geografia com a Dissertação Educação para o Desenvolvimento Sustentável no contexto da Década: Discursos e práticas no Ensino Básico. Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa (2012).
Fez um Estágio de investigação para doutoramento na Universidade de Kingston, Londres (2007).
Programa de formação em gestão pública FORGEP. INA, Lisboa (2016-17)
Atualmente é Vogal do Conselho Diretivo do Instituto de Avaliação Educativa, I.P. (2019-…)
Foi Diretor de Serviços da Direção de Serviços de Formação e Supervisão, no IAVE, entre 2016 e 2018.).
Ministrou mais de 100 ações e mais de 1700 horas no âmbito da formação contínua de professores.
Participou em vários projetos nacionais e internacionais no domínio da educação, destacando-se: i) Cidadania e Sustentabilidades para o séc. XXI. Caminhos para uma comunidade sustentável nos Açores, promovido pelo Conselho Nacional de Educação e cofinanciado pela Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento; ii) Projeto POSSE (Prevenção Oncológica na Escola: Um desafio Europeu para 2000), financiado pelo Programa SOCRATES.
Assessor no Conselho Nacional de Educação (CNE) (2009-2013).
Professor requisitado na Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC) (2004-2005).
Professor requisitado no Departamento da Educação Básica (2003-2004).
Representou o Ministério da Educação nos Grupos de Peritos da Direção Geral SANCO (Saúde e Consumo) e da Direção Geral AMBIENTE, da Comissão Europeia (1997-2003).
Professor requisitado no Instituto de Inovação Educacional (IIE) (1997-2003).
Tem mais e 100 participações em reuniões científicas, conferências, seminários.
É autor ou coautor em 63 publicações.
Tem várias participações em comissões científicas.
Manuel Carlos Lopes Porto
23/01/2020
Doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) e M.Phil em Economia pela Universidade de Oxford. Foi Presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro, do Conselho Nacional do Plano, do Conselho Nacional de Educação e da Assembleia Geral da Caixa Geral dos Depósitos, bem como Deputado ao Parlamento Europeu e Presidente Mundial das European Community Studies Associations. Participou em projetos do Banco Mundial, da OCDE, do Conselho da Europa e da Comissão Europeia. É Professor Catedrático da FDUC e da Universidade Lusíada (onde é Director do Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Ambientais, CEJEA), sendo também Professor em Macau, na Universidade e no Instituto de Estudos Europeus. É ainda membro do Conselho Universitário da Acção Jean Monnet, Director da Associação de Estudos Europeus (AEEC) da FDUC e da respetiva revista, Presidente da AREP (Associação de Estudos Europeus nacional), Secretário Geral da Academia das Ciências de Lisboa e Consultor da SRS- Advogados. É autor de uma vasta bibliografia, designadamente nas áreas do Comércio Internacional, do Desenvolvimento e das Finanças Públicas, com várias edições de lições de Economia e de Teoria da Integração e Políticas da União Europeia (com edições em inglês e em chinês).
Margarida Gaspar de Matos

Psicóloga Clínica e da Saúde. Professora Catedrática da Universidade de Lisboa (UL) com Agregação em Saúde Internacional. Professora Catedrática Convidada da Universidade Católica. Membro sénior do G2 – Supportive Environments Group do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Investigadora integrada do Católica Research Centre for Psychological, Family and Social Wellbeing (CRC-W) da Universidade Católica Portuguesa. Membro fundador do Laboratório Português de Ambientes de Trabalho Saudáveis (LABPATS). Membro do Steering Committee of EUPHA/CAPH (European Public Health Association/Child and Adolescent Public Health, 2017- 2023). Membro do Conselho Científico do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (EMCDDA). Membro da Comissão de Acompanhamento do APPsyCI - Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion do ISPA. Coordenadora de vários projetos nacionais e internacionais, no âmbito da promoção da saúde das crianças e jovens. Integra a equipa de coordenação da rede internacional do Estudo Health Behaviour in School-Aged Children/Organização Mundial de Saúde (HBSC/OMS), onde coordena o Grupo Planetary Health. Coordenadora Científica do Observatório Saúde Psicológica e Bem-estar da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC). Publicou mais de 700 artigos em revistas especializadas.
- ResearcherID – H = 58 Cit 16 607
- Publons – H = 40 Cit 5781
- Scopus – H = 41 Cit 6498
- Google scholar – H 80 Cit 25 916
Maria Assunção Flores
Professora Associada com Agregação na Universidade do Minho. Doutorada em Educação na Universidade de Nottingham, Reino Unido e visiting scholar na Universidade de Cambridge e na Universidade de Glasgow. Licenciada em Ensino de Português-Francês, mestre em Educação e agregação em Ciências da Educação, na especialidade de Desenvolvimento Curricular, na Universidade do Minho. Tem lecionado em cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, com destaque para as áreas do currículo e da avaliação, da prática profissional, da formação de professores, da avaliação e desenvolvimento profissional, da metodologia de investigação em educação, entre outras. Atualmente é Diretora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e presidente do Special Interest Group “As vidas dos professores”, da American Educational Research Association. É ainda membro da direção da rede Teacher Education Policy in Europe (TEPE) e do International Forum for Teacher Educator Development (InFo-TED). É autora e coautora de mais de 250 publicações nas áreas da formação e desenvolvimento profissional de professores, profissionalismo docente e identidade profissional, currículo, avaliação e ensino superior. Membro de várias associações científicas internacionais. Diretora executiva da revista Teachers and Teaching Theory and Practice e codiretora da European Journal of Teacher Education. Coeditora da coleção Palgrave Studies in Leading and Learning in Teacher Education e Key Issues in Teacher Education: Policy, Research and Practice. Presidente da International Study Association on Teachers and Teaching (2013-2019), tendo ainda presidido à direção do International Council on Education for Teaching (2011-2015) e ao Special Interest Group “A indução dos professores”, da American Educational Research Association (2020-2022). Coordenadora e membro fundador da Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa (Estreiadiálogos) (2016-2022). Coordenou vários projetos de investigação: “Os professores e o exercício da liderança”; “Avaliação no Ensino Superior: o potencial dos métodos alternativos” e “Investigando os efeitos das lideranças escolares nos resultados dos alunos”, financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Em 2019 recebeu o Prémio Investigação ICET (International Council on Education for Teaching), na África do Sul, como reconhecimento do contributo da sua investigação no âmbito da formação de professores no panorama internacional. Em 2021, foi reconhecida na terceira edição do livro “Mulheres na Ciência”, publicado pela agência nacional Ciência Viva, que destaca as mulheres mais influentes no panorama da Ciência em Portugal. Também em 2021, foi considerada uma das cientistas mais influentes do mundo (“World’s Top 2% Scientists 2021”) segundo um estudo da Elsevier e da Universidade de Stanford (EUA).
Maria Deolinda Marques Dias Martin

Habilitações Académicas
- Complemento de Formação Científica e Pedagógica para Professores do 1º CEB, no domínio de especialização de Ensino da língua Estrangeira e Ensino do Português como segunda Língua na opção de Inglês, a 2 de agosto de 2002, na Escola Superior de Educação de Lisboa, Grau Licenciatura;
- Curso Magistério Primário, 1976, Classificação final 13 Valores, Escola de Magistério Primário de Lisboa;
- Curso Complementar dos Liceus, área de Germânicas, 1975, Liceu Adriano Moreira, Malanje, Angola.
Outras Habilitações
- Curso de Representantes e Candidatos a Representantes dos Trabalhadores para Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, Instituto Bento de Jesus Caraça, 2009.
- Curso de “Training Euro-Trainers – Level 1” – ETUI – 2013
- Várias formações pedagógicas nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática.
Experiência profissional
- 2008 a 2015 – Dirigente a tempo parcial no SPGL, com responsabilidade de Coordenação Regional de Lisboa do SPGL, Membro do Conselho Nacional da FENPROF, do Secretariado Nacional da FENPROF;
- 2011 a 2015 – Membro do Conselho Nacional da CGTP-IN
- 2013 – Aposentada – a 19 de julho
- 2011 a 2013 – Coordenadora do Estabelecimento EB1/JI Mina, Agrupamento Cardoso Lopes, Amadora
- 2008 a 2011 – Professora de Apoio na EB1/JI Aprígio Gomes, Agrupamento Cardoso Lopes, Amadora
- 1998 a 2008 – Dirigente do 1º CEB, a tempo inteiro, no SPGL/ FENPROF
- 1983 a 1995 – Lecionou em acumulação no Colégio de Reeducação Pedagógica, Ensino Especial, Lisboa
- 1983 a 1997 – Destacada na escola Primária do Instituto S. Domingos de Benfica, Instituto de reinserção Social;
- 1976 - Colocada pela primeira vez a 13 de outubro, na Escola Primária de S. Domingos de Carmões.
Outras informações
- 2017 a 2021 – Eleita Vereadora pelo Bloco de Esquerda, para a Câmara Municipal da Amadora.
- 2009 a 2017 – Eleita deputada para a assembleia Municipal da Amadora;
- 2005 a 2013 – Eleita para a Assembleia de Freguesia de S. Brás, Amadora.
Maria Marques Calado de Albuquerque Gomes

06/07/2015
Mário João Rocha da Silva

Licenciatura em Geologia (Ensino de) pela Universidade de Coimbra em 1993.
Mestrado em ensino da Geologia e Biologia pela Universidade de Aveiro em 2001.
Curso de Formação Especializada em Administração Escolar pela Universidade de Coimbra em 2009.
Vice-Presidente do Conselho Executivo entre 2001 e 2007.
Presidente do Conselho Executivo – 2007 a 2009
Diretor – desde 2009 e em efetividade de funções.
Presidente do Conselho Pedagógico – desde 2007.
Presidente do Conselho Administrativo – desde 2007.
Formador de Diretores no domínio da liderança.
Artigo publicado em revista da Educação, em parceria com Doutora Margarida Mano e Dra. Patrícia Neves, Universidade de Coimbra: Modelo de monitorização e avaliação numa Escola - Uma reflexão sobre o processo de melhoria contínua no Agrupamento Vertical das Escolas de Cristelo.
Orador em diferentes seminários, incluindo várias propostas pela DGE e IGEC, como por exemplo:
- Encontro Nacional TEIP “(Re)pensar Percursos Educativos Integradores” – 17/02/2017;
- “Liderança Partilhada” – no âmbito da formação sobre Avaliação Externa das Escolas, no dia 10 de novembro 2015, da IGEC;
- Seminário Regional - DGE- Famalicão, 7 de maio de 2014;
- Seminário Internacional –– Lisboa – “School leadership, governance and early school Leaving”International – Seminar on school leadership, governance and ESL, 13 de novembro de 2014;
- Participação em Webinar da DGE Avaliação e Monitorização de Escolas, 10 de abril de 2013 - https://webinars.dge.mec.pt/webinar/avaliacao-e-monitorizacao-de-escolas.
- Partilha de boas práticas – Encontro na DRE Algarve, 1 de fevereiro 2012.
Colaboração como docente no curso de pós-graduação Formação Especializada em Administração e Organização Escolar, da Escola Superior de Educação de Coimbra, na unidade curricular Liderança, Comunicação e Gestão de Equipas Educativas, nos anos letivos 2023/2024 e 2024/2025.
Matilde Gouveia Rocha

Matilde Gouveia Rocha, representante do Partido Iniciativa Liberal na Comissão Nacional de Educação.
Licenciada em Design de Comunicação pela Universidade do Porto, profissionalizada em Administração e Gestão Escolar pela Universidade Católica e, pós-Graduada em Gestão Financeira pela Católica Porto Business School. Frequentou o Mestrado em Design e Marketing na Universidade do Minho, que abandonou para se dedicar à Administração e Gestão Escolar.
Atualmente é Diretora do Grupo de formação GUDI, composto pela Gudi, Escola Artística fundada em 1972 e pela Escola de Moda do Porto que ajudou a fundar em 2000.
Desde 2014 é responsável pela elaboração, implementação e execução de projetos de financiamento ao Programa Operacional Capital Humano, Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Programa Operacional de Assistência Técnica e, mais atualmente ao Plano de Recuperação e Resiliência, nomeadamente na componente 6. Qualificações e Competências.
Entre 2006 e 2010 foi Diretora de Curso e, responsável pelo processo de autorização de funcionamento da variante Design de Moda do Curso Superior de Design da Escola Superior de Arte e Design de Matosinhos. Foi docente das disciplinas de Desenho e CAD da Licenciatura em Design, variante Design de Moda e, docente da unidade curricular de Correntes Contemporâneas na Pós-Graduação em Fashion Design.
Entre 2009 e 2014 exerceu funções de Diretora Pedagógica da Escola de Moda do Porto.
Em 2009 colaborou com o Ministério da Educação - ANQEP na organização curricular do Ensino Profissional na área de formação 542.
Em 1998 inicia a sua carreira docente em que leciona as disciplinas de História da Arte e Design.
Nuno Alberto Seruca Ferro

12/12/2017