
O seminário teve como objetivo refletir e debater dois aspetos essenciais: o modo como os professores usam a avaliação formativa e sumativa para promover mais e melhores aprendizagens e a forma como esta área de estudo é abordada na formação inicial e contínua de professores. Neste seminário procurou-se igualmente refletir sobre resultados da investigação produzida em Portugal sobre estas temáticas, com particular destaque para o papel do feedback em todo o processo.
Programa
MATERIAIS
CONFERÊNCIA DE ABERTURA
Avaliação Interna e Qualidade das Aprendizagens – Perspetivas da OCDE | Paulo Santiago
OS PROFESSORES E AS PRÁTICAS AVALIATIVAS
Reflexão sobre práticas de avaliação nas escolas: a fuga de si | Anabela Neves
Práticas de avaliação interna para a qualidade das aprendizagens: das pressões externas à formação de professores | Fátima Paixão
CONTRIBUTOS DA INVESTIGAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO NA SALA DE AULA
Avaliação interna e qualidade das aprendizagens: Uma relação possível? O que nos diz a investigação | Leonor Santos
Contributos da investigação para o desenvolvimento de práticas de avaliação na sala de aula | Carlos Barreira
AVALIAR PARA ENSINAR: O PAPEL DO FEEDBACK
O feedback: uma necessidade na formação e no treino de atletas de alto rendimento | António Vasconcelos Raposo
Contributos da investigação para o desenvolvimento de práticas de avaliação na sala de aula | Carlos Barreira
AVALIAR PARA ENSINAR: O PAPEL DO FEEDBACK
O feedback: uma necessidade na formação e no treino de atletas de alto rendimento | António Vasconcelos Raposo
O feedback nas práticas avaliativas de duas professoras de Português do Ensino Secundário | Isabel Teiga Vieira
Do feedback avaliativo ao feedforward educativo | Ana Teresa Penim