No passado dia 27 de janeiro, o relatório Estado da Educação 2024 foi apresentado na Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República, pelo Presidente do CNE.
Durante a apresentação, o Presidente destacou vários aspetos que marcam a evolução positiva do sistema educativo português, como a subida das taxas reais de escolarização e das taxas de conclusão, a diminuição das taxas de retenção e abandono, a expansão do pré-escolar, o apoio à educação inclusiva, o aumento do número de diplomados na educação superior, entre outros.
Foram igualmente sinalizados constrangimentos e dificuldades recorrentes, bem como iniquidades que subsistem no sistema educativo nacional. A este respeito o Presidente referiu, nomeadamente, o elevado número de alunos oriundos de meios mais desfavorecidos e de alunos estrangeiros que ficam retidos e não concluem a escolaridade obrigatória no tempo esperado, circunstância que limita as suas possibilidades de aprender e ter sucesso.
A audição prosseguiu com intervenções dos deputados presentes que salientaram a importância do relatório para o conhecimento da realidade da educação em Portugal. Foram levantadas várias questões que proporcionaram uma reflexão sobre temas de relevo para a melhoria do sistema educativo português e que, consequentemente, enriqueceram a audição. Neste período de diálogo, o presidente evocou pareceres, recomendações e relatórios que têm vindo a ser produzidos pelo Conselho, no âmbito da sua missão, e que consubstanciam um contributo informado para o debate sobre tais temas da educação.
Assista à audição: