Sob o título “Questões Críticas de Desenvolvimento do Sistema de Educação e Formação: Uma Breve Reflexão”, o presidente do CNE começou por elaborar acerca da necessidade de se analisarem e discutirem relações entre uma diversidade de “elementos” que integram os sistemas de educação e formação tais como as que se referem à sua estrutura (e.g., Educação dos 0 aos 12 anos, Educação Secundária e Educação Superior); às finalidades, funções e objetivos da Escola e às suas relações com a Sociedade a sua vida democrática; aos múltiplos fatores que podem influenciar a qualidade do ensino e das aprendizagens e à relevância das conceções que se desenvolvem nos domínios da avaliação, da pedagogia e do currículo.
Domingos Fernandes sublinhou a necessidade de investirmos nas pedagogias do diálogo, de projeto e da autonomia, contrariando a ideia das pedagogias da conformidade; na ideia do currículo como um projeto de conhecimento, dinâmico por natureza e fortemente associado à vida; e nas conceções de avaliação orientadas para proporcionar feedback de elevada qualidade aos alunos, apoiando os seus esforços para aprenderem com mais compreensão e profundidade.
A sessão de encerramento contou com a presença da Vice-Presidente da Câmara de Guimarães, com o pelouro da Educação, Adelina Mendes Pinto e da Vereadora da Educação do município de Vizela, Agostinha Freitas.
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Fotografias: CFAE Martins Sarmento