O estudo Higher Education in Portugal: Policies for Access and Success, desenvolvido pela OCDE a pedido da Direção-Geral do Ensino Superior e apresentado no dia 14 de outubro, apresenta um retrato detalhado dos desafios que o sistema de ensino superior português enfrenta, para promover a equidade no acesso e sucesso dos estudantes.
O documento analisa o desempenho das instituições, os padrões de sucesso e insucesso académico e propõe um conjunto de recomendações, sublinhando a necessidade de intervenções estruturais para garantir que mais estudantes completem com sucesso os seus percursos académicos. Entre as medidas sugeridas, destacam-se o reforço dos serviços de apoio ao estudante, a melhoria dos sistemas de monitorização de desempenho e uma maior articulação entre o ensino superior e o mercado de trabalho.
O estudo sugere ainda uma revisão dos mecanismos de financiamento de base das instituições públicas de ensino superior, que promova a equidade, nomeadamente, canalizando recursos adicionais para as que acolhem estudantes provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos. Defende também o reforço da previsibilidade e estabilidade do financiamento, permitindo às instituições planear a médio e longo prazo. A digitalização e o uso de tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, são identificados como áreas estratégicas para a modernização do ensino superior.
Estas questões estarão no centro do seminário Sucesso e Insucesso no Ensino Superior, que o CNE realizará no próximo dia 29 de outubro. A iniciativa irá reunir especialistas nacionais e internacionais para debater os fatores que influenciam o sucesso académico, os riscos de abandono e exclusão, bem como as estratégias, algumas já em curso nas instituições de ensino superior nacionais, que podem contribuir para um ensino superior mais inclusivo e eficaz.
OCDE (2025). Higher Education in Portugal: Policies for Access and Success. OECD Publishing. https://doi.org/10.1787/49b1c7dc-en