Notícias

"50 anos de Docência em Democracia: histórias de inovação e persistência"

2025-10-22
Com o 25 de Abril de 1974 iniciou-se a transformação da profissão docente no sistema educativo português. Uma equipa de investigadoras, coordenada pela Professora Amélia Lopes, Conselheira do Conselho Nacional de Educação (CNE), num estudo financiado pela Fundação da Ciência e Tecnologia (FCT) e publicado pelas Edições Afrontamento, relatam-nos histórias de vida de professores e educadores em cinquenta anos de democracia.

No livro são apresentadas 96 histórias de vida de professores e professoras que iniciaram a sua carreira entre 1973 e 1983, por nível de ensino e educação.

Estas histórias de vida retratam percursos profissionais de educadoras e educadores de infância, professores e professoras dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, marcadas pelo empenho, inovação e persistência, que captam a atenção dos leitores.

O retrato traçado da profissão docente, nestes 50 anos de democracia, constitui-se como um contributo relevante para as políticas públicas nas áreas da formação inicial e continua de professores com destaque para a (re)configuração profissional da carreira docente. Os testemunhos dos professores e professoras entrevistados evidenciam profissionais comprometidos com a "paixão intrínseca" pela Educação.
Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para oferecer suporte e melhorar a experiência do utilizador. Mais informações na nossa Política de Privacidade. Por favor, aceite ou recuse usando os botões ao lado.