Notícias

Educação de Adultos: os resultados do PIAAC na perspetiva de Aprendizagem ao Longo da Vida

2025-09-04
O retrato das competências dos adultos em Portugal, traçado pelo Programme for the International Assessment of Adult Competencies (PIAAC 2023), mostrou défices preocupantes em áreas essenciais à vivência no mundo atual. Estes resultados (re)colocam a educação de adultos na agenda. No próximo Estado da Educação, o CNE debate pressupostos e possibilidades da educação e formação de adultos, como contributo para o desenho de políticas que respondam ao desafio de elevar as competências dos adultos em Portugal, na perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.

O PIAAC, da OCDE, oferece uma visão abrangente da proficiência dos adultos em literacia, numeracia e resolução de problemas. Aproximadamente 160 000 adultos de 31 países e economias, incluindo Portugal, com idades entre 16 e 65 anos e representando 673 milhões de pessoas, foram avaliados no ciclo de 2023, cujos resultados foram divulgados em 2024, com o objetivo de perceber se estes possuíam competências que se sabe serem necessárias para prosperar num mundo em mudança, impulsionado pelo avanço tecnológico (incluindo a inteligência artificial generativa), e pelas alterações demográficas.

Portugal está entre os onze países que apresentam elevada percentagem de adultos com um desempenho abaixo da média da OCDE nas três áreas de competência. Numa escala de zero a 500 pontos, alcançou 235 pontos em literacia, 238 pontos em numeracia, e 233 pontos em resolução adaptativa de problemas. Além de apresentarem pontuações que se situam abaixo da média dos países da OCDE, os resultados nacionais mostram faixas expressivas da população adulta (40-42%) com baixa proficiência em tarefas de leitura e compreensão de textos simples, dificuldades em realizar cálculos básicos e apenas capazes de resolver problemas simples com poucas variáveis.

Apesar das conquistas alcançadas na elevação das qualificações da população portuguesa e da correspondente certificação, esta poderá não ter sido acompanhada por uma progressão correspondente na demonstração do exercício de competências efetivas em resposta a desafios em contextos reais. É, pois, premente interrogar comparativamente os dados da certificação da população e o quadro traçado pelos resultados do PIAAC. O Conselho Nacional de Educação, na publicação Estado de Educação 2024, abordará este tema, através de um ensaio de identificação de pontos críticos a partir dos quais se possam orientar as políticas públicas de educação de adultos em Portugal.

A cabal compreensão política do alcance destes resultados, vai muito para lá da caracterização estática das competências dos atuais adultos ou da remissão explicativa dos problemas para as insuficiências do sistema educativo no passado. Reveste-se de uma grande complexidade, a começar pela diversidade de subpolíticas específicas que enquadraram as diferentes faixas etárias que a compõem, como a escolaridade obrigatória, a formação profissional, a inclusão, a igualdade de género, o emprego e a segurança social. Todas elas requerem a capacitação dos cidadãos para a Aprendizagem ao Longo da Vida e para o exercício de uma cidadania ativa. Uma perspetiva que, politicamente, exige uma atualização da definição estratégica de políticas para a educação, formação e qualificação dos adultos, assim como de uma regulação global que compatibilize e potencie os efeitos das políticas públicas nos diferentes domínios que interagem com a Educação de Adultos.

 

As informações seguintes permitem-lhe obter mais informações:

-A OCDE publicou ainda um documento com notas analíticas sobre alguns dos principais resultados do estudo, documento que pode ser consultado e descarregado aqui  ou https://www.oecd.org/en/about/programmes/piaac.html

- O Reader’s Companion do estudo, documento fulcral de apoio à leitura e análise dos resultados, está disponível aqui.
- Os instrumentos usados e os ficheiros de utilização pública com os dados do Inquérito às Competências dos Adultos de 2023, incluindo a base de dados de Portugal, podem ser descarregados aqui.

- Em Portugal, o acesso aos microdados do Inquérito às Competências dos Adultos, principal componente do Ciclo 2 do PIAAC, disponível na Direção-Geral de Estatísticas d- Os instrumentos usados e os ficheiros de utilização pública com os dados do Inquérito às Competências dos Adultos de 2023, incluindo a base de dados de Portugal, podem ser descarregados aqui e Educação e Ciência (DGEEC).
-Os microdados incluem toda a informação recolhida junto dos 3.160 adultos com idades compreendidas entre os 16 e os 65 anos que, em Portugal, acesso aos microdados do Módulo de Empregadores do PIAAC, deve ser contactado o Instituto Nacional de Estatística (INE).

- Clic na brochura informativa da publicação dos resultados do estudo, o Grupo de Projeto do PIAAC em Portugal - brochura informativa geral 

- Informação sobre este Programa da OCDE, bem como um documento com alguns destaques relativos aos resultados do país.

- Dados apresentados ao plenário do CNE pelo subcoordenador do PIAAC em Portugal, Professores Luís Rothes e José Queirós, respetivamente : https://www.cnedu.pt/content/noticias/Plenario_21_01_2025/PIAAC_CY2_PRT_ApresentCNE_LR-JQ_21-01-2024.pdf

https://www.oecd.org/en/publications/survey-of-adults-skills-2023-country-notes_ab4f6b8c-en/portugal_dc35a4c5-en.html
- ANQUEP https://www.anqep.gov.pt/np4/piaac/

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para oferecer suporte e melhorar a experiência do utilizador. Mais informações na nossa Política de Privacidade. Por favor, aceite ou recuse usando os botões ao lado.