No passado dia 21 de outubro o Conselho Nacional de Educação participou na sessão de lançamento de um conjunto de recursos dedicados ao acolhimento e inclusão de alunos e famílias migrantes que frequentam as escolas do Município de Cascais.
Face ao aumento expressivo de residentes provenientes de outros países e ao consequente número de alunos de diversas nacionalidades que frequentam as escolas do Município, o Departamento de Educação da Câmara Municipal de Cascais desenvolveu um conjunto de materiais informativos que visam o acolhimento e a inclusão de alunos e famílias migrantes.
Os materiais publicados consistem num Guia, num folheto e num cartaz. O guia é um recurso para profissionais que acolhem, acompanham e trabalham para a inclusão de famílias recém-chegadas ao nosso país e ao seu sistema educativo, e concentra informação sobre aspetos essenciais relativos ao próprio sistema, ao funcionamento das escolas e à realidade educativa local. O folheto, editado em português e numa versão em língua inglesa, reúne informação essencial, mas de forma breve, sobre o acolhimento e a inclusão e destina-se a ser entregue às famílias e alunos recém-chegados às escolas do conselho. O cartaz destina-se à afixação nas escolas e permite aceder a diversa informação sobre vários domínios da educação (matrículas, ação social escolar, refeições e transportes, apoio a alunos com necessidades de saúde especiais, apoio a migrantes e escolas de Cascais), através de QR Code.
Na cerimónia de lançamento dos mencionados recursos foi evidenciada a riqueza inestimável da diversidade no contexto educativo, pois promove diversas e mais ricas aprendizagens e permite ca valorização cultural dos indivíduos. Foram também reveladas as grandes preocupações educativas e culturais do município que se constroem no desafio do bem-estar comum e do sucesso para todos, designadamente de todos os alunos
Na sessão de lançamento dos recursos, que teve lugar nos Paços do Conselho, esteve presente António Dias, assessor técnico científico do CNE, que na sua intervenção, abordou a importância do compromisso ético de uma educação para todos e a essencialidade do diálogo cultural, pilares da cidadania democrática e do combate às desigualdades na escola e na sociedade.
Com esta iniciativa, o Município de Cascais reforça o seu compromisso com uma educação inclusiva e de qualidade e dá assim um exemplo que pode ser replicado noutros contextos, atendendo às características e à diversidade que os constitui.
Consulte os recursos aqui