Notícias

Seminário “A Indução Profissional de Professores: da conceptualização à operacionalização”, promovido pelo CNE nas Caldas da Rainha

2025-07-03
O Conselho Nacional de Educação (CNE), em parceria com o Centro de Formação da Associação de Escolas (CFAE) Centro-Oeste e a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, promoveu, no passado dia 27 de junho, um seminário dedicado ao tema "Indução profissional de professores: da conceptualização à operacionalização".

Este tema tem vindo a merecer crescente atenção por parte de académicos e investigadores a nível internacional, sendo diversos os estudos que sublinham a sua pertinência e a necessidade da implementação de uma política nacional de indução profissional de professores.

No contexto português, a indução encontra-se inscrita na legislação portuguesa desde a década de 1980. Neste enquadramento, a reflexão sobre a renovação do corpo docente e, em particular, sobre o apoio aos docentes em início de carreira, assume especial relevância. O seminário procurou contribuir para esta reflexão, promovendo um debate em torno do período de indução como processo estruturante de socialização profissional e de apoio à integração plena dos novos docentes. Para tal, foram mobilizados os contributos da investigação científica, bem como os saberes profissionais decorrentes da prática educativa.

O principal objetivo do seminário consistiu em aprofundar o debate sobre esta temática, com vista à identificação de estratégias que promovam a qualidade dos processos de socialização profissional, favorecendo a retenção dos professores na profissão e contribuindo para a elaboração de um plano estratégico nacional de indução profissional.

[Assista à Sessão de Abertura do Seminário]


O primeiro painel sobre o tema "A indução de professores no contexto português: o que sabemos?", moderado pela Conselheira do CNE, Matilde Rocha, centrou-se na análise do conhecimento disponível sobre a indução de professores em Portugal. Contou com as intervenções de: Assunção Flores, Coordenadora da 4.ª Comissão Especializada Permanente do CNE; Nilza Costa, professora e investigadora da Universidade de Aveiro; e Ricardo Vieira, professor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.

[Assista às intervenções do Painel 1 e ao debate]


O segundo painel sobre "A socialização profissional no contexto escolar: experiências e desafios", realizado durante a tarde, foi moderado pelo Conselheiro do CNE, César Israel Paulo e deu voz a diferentes experiências concretas vividas no terreno. Contou com a participação de: João Andrade, Diretor do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, de Braga; José Pedro Reis, professor do Agrupamento de Escolas de Ribeirão, Vila Nova de Famalicão; Francelina Manso, coordenadora da EB Gomes Freire de Andrade, do Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra, Oeiras; e Júlia Isabel Ferreira, professora no Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, Carreira, Leiria.

[Assista às intervenções do Painel 2 e ao debate]

 

A sessão de encerramento foi precedida por uma síntese dos trabalhos do dia, apresentada pela assessoria técnico-científica do CNE, por parte das assessoras Adélia Lopes e Ana Sérgio. A apresentação, marcada com rigor e clareza, constitui um contributo importante para a consolidação das ideias debatidas.

imagem slide sintese copy

[Assista à Síntese Final do Seminário]


[Assista à Sessão de Encerramento]



Encerramento_1.JPG 

Encerramento.JPG

 

Assistencia.JPG

 

 Aceda ao Programa e às Apresentações do Seminário

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para oferecer suporte e melhorar a experiência do utilizador. Mais informações na nossa Política de Privacidade. Por favor, aceite ou recuse usando os botões ao lado.