[Assista à Sessão de Abertura do Seminário]
O primeiro painel sobre o tema "A indução de professores no contexto português: o que sabemos?", moderado pela Conselheira do CNE, Matilde Rocha, centrou-se na análise do conhecimento disponível sobre a indução de professores em Portugal. Contou com as intervenções de: Assunção Flores, Coordenadora da 4.ª Comissão Especializada Permanente do CNE; Nilza Costa, professora e investigadora da Universidade de Aveiro; e Ricardo Vieira, professor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.
[Assista às intervenções do Painel 1 e ao debate]
O segundo painel sobre "A socialização profissional no contexto escolar: experiências e desafios", realizado durante a tarde, foi moderado pelo Conselheiro do CNE, César Israel Paulo e deu voz a diferentes experiências concretas vividas no terreno. Contou com a participação de: João Andrade, Diretor do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, de Braga; José Pedro Reis, professor do Agrupamento de Escolas de Ribeirão, Vila Nova de Famalicão; Francelina Manso, coordenadora da EB Gomes Freire de Andrade, do Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra, Oeiras; e Júlia Isabel Ferreira, professora no Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, Carreira, Leiria.
[Assista às intervenções do Painel 2 e ao debate]
A sessão de encerramento foi precedida por uma síntese dos trabalhos do dia, apresentada pela assessoria técnico-científica do CNE, por parte das assessoras Adélia Lopes e Ana Sérgio. A apresentação, marcada com rigor e clareza, constitui um contributo importante para a consolidação das ideias debatidas.
[Assista à Síntese Final do Seminário]
[Assista à Sessão de Encerramento]